domingo, 25 de outubro de 2015

As abelhas estão sumindo



Síndrome misteriosa faz bilhões de abelhas abandonar suas colmeias e desaparecer sem deixar rastros. Mas os cientistas acabam de descobrir qual é o motivo




Tudo está bem na colmeia. Milhares de abelhas, cada uma com sua função, trabalham numa harmonia perfeita. Até que algo estranho acontece. Sem motivo aparente, as abelhas surtam: simplesmente abandonam a colmeia, deixando para trás suas larvas, para nunca mais voltar. 
Ninguém sabe para onde elas foram, nem se ainda estão vivas - pois não há rastros ou insetos mortos nos arredores da colmeia. É um comportamento muito estranho, eque está se espalhando pelo mundo: as abelhas de 10 países já apresentaram essa síndrome, que foi batizada de colony collapse disorder (“desordem de colapso de colônia”, em inglês). 
Só nos EUA, o lugar mais afetado pela doença, 50 bilhões de abelhas sumiram, esvaziando 40% das colmeias do país. Os primeiros casos da síndrome apareceram em 2006, mas só agora os cientistas descobriram o que está fazendo as abelhas fugir. “É uma infecção por vírus, que danifica o código genético dos insetos”, afirma a entomóloga May Berenbaum, da Universidade de Illinois. 
Esse vírus, que ainda não foi isolado, causa modificações em 65 genes dos insetos – e isso é que estaria provocando o comportamento bizarro das abelhas, cujo desaparecimento pode ter consequências muito mais graves do que a falta de mel. As abelhas são responsáveis pela polinização de mais da metade das 240 mil espécies de plantas floríferas que existem no mundo. Sem as abelhas, essas plantas não teriam como se reproduzir e sobreviver. Se um mundo sem abelhas já seria ruim, imagine sem flores. 

Fonte:  planetasustentavel

quinta-feira, 9 de abril de 2015

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Como ter Milhões de seguidores.












































Humor de Páscoa

Adicionar legenda



10 curiosidades sobre abelhas

1. Uma abelha campeira visita 10 flores por minuto em busca do pólen e do néctar.
2. Ela faz, em média, 40 voos diários, pousando em 40 mil flores.
3. Com a língua, a abelha recolhe o néctar das flores e o guarda numa bolsa localizada no fundo da garganta. Depois, ela volta para a colmeia e o néctar vai passando de abelha para abelha. A água evapora, o néctar engrossa e se transforma em mel.
4. Uma abelha produz 5 gramas de mel por ano. Para produzir um quilo de mel, as abelhas precisam visitar 5 milhões de flores.
5. Uma colmeia abriga cerca de 50 mil abelhas. Tem uma rainha, alguns zangões e milhares de operárias.
6. Se nascem duas rainhas ao mesmo tempo, elas lutam até que uma morra.
7. A abelha rainha vive até dois anos, enquanto as operárias não duram mais que um mês e meio.
8. Apenas as abelhas fêmeas trabalham. A única missão dos machos é fecundar a rainha. Depois de cumprirem essa missão, eles não são mais aceitos na colmeia. Ficam de fora até morrer de fome.
9. As abelhas-rainhas põem 3 mil ovos num único dia. Uma abelha carrega o peso equivalente a 300 vezes o seu.
10. Como uma colmeia abriga até 50 mil abelhas e cada abelha produz 5 gramas de mel por ano, a colmeia pode produzir, anualmente, 250 quilos de mel.

20 fatos curiosos sobre as abelhas

Todo mundo sabe que as abelhas são insetos incríveis, cujo papel no processo de polinização é vital. Além disso, também sabemos que elas são animais sociais que vivem em colônias superorganizadas — as colmeias — e seus papéis dentro delas obedecem a hierarquias bem definidas.
Mas você sabia que esses bichinhos habitam a Terra há aproximadamente 30 milhões de anos, que a maioria morre logo depois de picar e que o seu veneno vem sendo aplicado em várias pesquisas para o desenvolvimento de novos medicamentos e tratamentos médicos? Confira a seguir outros 20 fatos curiosos sobre as abelhas:
Fonte da imagem: pixabay
1 – São os únicos insetos que produzem um alimento que é consumido pelo homem;
2 – Durante o voo, as asinhas das abelhas batem aproximadamente 11.400 vezes por minuto, produzindo o típico zumbido que ouvimos quando elas estão por perto;
3 – As abelhas se comunicam entre si através de uma espécie de dança, durante a qual transmitem informações sobre a localização e distância das flores de determinada área;
4 – Em média, uma abelha é capaz de produzir uma quantidade equivalente a 1/12 de uma colher de chá de mel em toda a sua vida;
Fonte da imagem: pixabay
5 – As abelhas mais experientes ensinam as abelhinhas mais jovens a produzir mel;
6 – São as fêmeas quem possuem ferrões, e não os zangões;
7 – A quantidade estimada de picadas capaz de provocar a morte de um humano é de 1.100;
8 – Os zangões são improdutivos e inativos. Sua única função é a de fertilizar a rainha;
9 – Uma abelha rainha pode pôr cerca de 200 mil ovos ao ano;
Fonte da imagem: pixabay
10 – As abelhas operárias sobrevivem durante quatro semanas durante o verão ou a primavera, e até seis semanas no inverno;
11 – Uma colônia consiste em um número entre 20 e 60 mil abelhas e uma única rainha;
12 – Cada colônia possui um odor específico para que as abelhas possam identificá-lo e não errar de “endereço”;
13 – As abelhas rainhas vivem entre dois e três anos;
Fonte da imagem: pixabay
14 – A única abelha sexualmente desenvolvida da colmeia é a rainha;
15 – O mel é o único alimento que inclui todas as substâncias necessárias para a sustentação da vida, como vitaminas, minerais, água e enzimas, por exemplo, além de conter um importante antioxidante — a pinocembrina —, associado ao bom funcionamento cerebral;
 16 – Durante o inverno, as abelhas se concentram em um grande grupo na colmeia para se mantarem aquecidas e proteger a rainha, e se alimentam do mel que produziram nos meses mais cálidos;
Fonte da imagem: pixabay
17 – As abelhas podem voar a velocidades de mais de 20 quilômetros por hora;
18 – Uma abelha operária “empenhada” pode chegar a visitar 2 mil flores em um único dia;
19 – Apesar de o cérebro das abelhas serem do tamanho de sementes de gergelim, esses insetos possuem memórias incríveis e são capazes de realizar cálculos complexos relacionados com distâncias percorridas e a disponibilidade de alimento de determinada área;
20 – A rainha acasala com aproximadamente 17 zangões durante um período de 1 ou dois dias, armazenando todo o esperma em uma estrutura chamada “espermateca”. Depois disso, ela não volta a acasalar novamente, usando o material desse reservatório para produzir novas abelhinhas.

sexta-feira, 27 de março de 2015

Os tipos de mel

O sabor, aroma e cor do mel irão variar de acordo com as floradas, definidas a partir do tipo de flor que a abelha coleta o néctar para produzir este doce. Alguns benefícios do mel podem ser mais fortes em determinados tipos do que em outros. Confira os principais tipos de mel consumidos no Brasil:  


Mel silvestre: Este é o mais ingerido no Brasil e é proveniente de diversas flores. É considerado interessante para a pele, vias respiratórias, tem efeito antioxidante e propriedades calmantes.  


Mel de flor de eucalipto: Possui um sabor mais forte e coloração escura. É interessante para o tratamento auxiliar e alivio de infecções intestinais, vias urinárias e doenças respiratórias. 


Mel de assa-peixe: Possui aroma e sabor agradáveis e possui efeito calmante e expectorante.       


Mel de flor de laranjeira: Conta com sabor suave e regula a função intestinal e tem efeito calmante.    



Mel de cipó-uva: possui ação antioxidante, especialmente no fígado, por isso pode ajudar a diminuir os efeitos do álcool.  










Um pouco sobre abelha Boca-de-Sapo

Esse e um ninho de abelha boca de sapo, ela e chamada assim de boca de sapo por construir a entrada do seu ninho em forma de uma boca grande de sapo, a entrada e feita de barro e própolis, ela tambem noa gosta de ventos frios, prefere mais lugares seco e quentes, ela e um espécie que cole muito pólen e Por isso, é um inseto muito importante para a polinização das árvores, só tem uma coisa nela que não e muito legal quando ela se sente ameaçada ela se enrosca nos cabelos e pelos da vitima e mordiscar a pele com suas mandíbulas,Um outro  fator que deixa muitas pessoas com dúvida em relação à higiene da Boca-de-Sapo é o seu hábito de  usar excremento de animais, na parte externa de seu ninho, nos períodos de seca, quando  falta o barro, elemento essencial para a construção dos ninhos.





  Por:veronikaa

Tirando um selfie das Jatai



Oi bom dia....



Este vídeo foi feito na residência de minha sogra, e uma casa de Jatai, elas estão bem agitadas por conta que estava carpindo aqui perto delas e creio que bateu um mato ou outra coisa aqui na casa delas, bem que falam que ela e uma abelha encontrada, praticamente em todo território Brasileiro, e em diversos locais em ambiente urbano, e comum ela fazerem casas em caixas de energia em ocos de parede, mas em ambiente natural elas costumam fazer ninhos em ocos de arvores,  Mas aqui em casa elas resolveu fazer no pau da parabólica rsrs.


Por: Veronika